Você sabia que a expressão "hora azul" é derivada do espanhol "la hora azul" ou do francês "l'heure bleue" e indica um período imediatamente antes do nascer ou depois do por do sol? A hora azul é mais vulgarmente conhecida pelas suas conotações românticas, bem como pela qualidade visual impressionante que transmite a cenas dramáticas em filmes e fotografia.
Imagem feita com Nikon D7000, f/9, 30 s, ISO 100, AF-S DX NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED
AGORA VAMOS ENTENDER A HORA AZUL
Trata-se do momento em que o céu possui uma tonalidade com predominância de azuis profundos, e em que a luz é suficientemente suave para realçar ao máximo as áreas escuras da cena sem a necessidade de uma fonte de luz adicional, chamada de "dispersão de Rayleigh", que é a dispersão da luz por partículas de tamanho inferior ao comprimento de onda da luz visível. É o mesmo processo que faz com que o céu seja azul.
Quando atinge os 6 graus abaixo do horizonte, o sol deixa de iluminar diretamente o terreno, mas continua a iluminar a atmosfera superior. Este efeito é conhecido pelo nome "crepúsculo civil". Durante esse período, a luz vermelha, com um comprimento de onda superior ao da luz azul, atravessa a atmosfera em direção ao espaço, enquanto a luz azul é dispersa e difundida.
De manhã, a hora azul ocorre imediatamente antes da hora dourada no início do crepúsculo civil, ou seja, cerca de 30 minutos antes do nascer do sol. À tarde, ocorre no final do crepúsculo civil, imediatamente após a hora dourada, começando sensivelmente 10 a 15 minutos após o por do sol.
Imagem feita com Nikon D7000, f/29, 30 s, ISO 100, AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II
POR QUE FOTOGRAFAR NA HORA AZUL?
Fotografar na hora azul é uma prática fácil de dominar, uma vez que, na maioria das vezes, não temos de nos preocupar com luz ou sombras exageradas nas imagens. As paisagens terrestres, as paisagens urbanas e os retratos são gêneros fotográficos que funcionam bem durante a hora azul, uma vez que a luz suave e atenuada pode criar um efeito etéreo na cena.
VAMOS AO PASSO A PASSO PARA FOTOGRAFAR NA HORA AZUL
Só para deixar bem claro que nada desse passo a passo é regra! São somente algumas sugestões para você praticar:
- Uma vez que a hora azul depende da localização geográfica, não se esqueça de verificar a hora do nascer e do por do sol no local em que você está.
- Planeje com antecedência e chegue cedo ao local. Será necessário reservar tempo suficiente para preparar todo o seu equipamento, mesmo sendo feito com o celular.
- Monte a câmera ou o Celular em um tripé para obter estabilidade e compor a imagem com a linha do horizonte como pano de fundo.
- Mantenha o ISO o menor possível para reduzir o grão e o ruído na imagem.
- Durante a hora azul, será necessário utilizar uma velocidade do obturador mais lenta para que as imagens obtenham a exposição correta. Tire as fotografias nos modos de prioridade ao obturador ou manual, uma vez que isso permite selecionar manualmente a velocidade do obturador.
- Para obter uma imagem nítida, utilize um controle remoto ou ligue o temporizador da câmera. A pressão no botão de liberação do obturador pode por vezes causar uma vibração não intencional na câmera e sua foto pode sair tremida.
- Tire algumas fotografias de teste e verifique sempre o histograma para assegurar a inexistência de muitos realces ou sombras desnecessárias.
- Se estiver com uma DSLR, faça experiências com fotografia com gama dinâmica elevada (HDR). Uma imagem HDR é composta por uma série de imagens em diferentes níveis de exposição que são combinadas durante o pós-processamento. Algumas DSLRs da Nikon possuem um modo HDR integrado, no qual várias exposições de uma cena são capturadas e combinadas na câmara para formar uma fotografia HDR.
Agora é esperar a Hora Azul e treinar! Se você gostou desse conteúdo, compartilha com quem você gosta e vamos fazer fotos lindas!!!
Até breve!
Priscìla Costå.